terça-feira, 30 de março de 2010

Conto de despedida


Ontem ouvi o homem falar do mundo seu, nosso, esse todo desconhecidamente íntimo que às vezes conseguimos dividir em pedaços.
Retinas feridas, miopias acesas, projetando sonhos, e perdas.
Dizia mais ou menos uns gostos, uns cantos, umas ranhuras cavadas na existência de ver a estrada, os rostos, as mãos, as lutas também.
Suas unhas sujas de barro me davam o chão suportável aos pés rachados de tanto vôo (com acento sim, porque escolho não tirar o pássaro ali de cima, sempre vi um pássaro nascido aprendendo a voar nessa palavra misturada ao ovo).
Estava partindo o homem. E só. Como todos nós.
Um minuto aqui e de repente não mais. O adeus.
Fiquei nua em silêncio, a boca lavada com aquele barro velho das suas carícias esculpindo memórias em desejos que já se bastavam sozinhos. Lembranças de línguas e dedos e pernas e braços, belezas suas, únicas, abraços, cacos unidos na eternidade do bom enquanto foi. O vento.
Deixou suas roupas no banco da praça e saiu cantando, uma música que ecoa aqui no oco do peito sempre que toco seu nome, feito de noites e sóis e auroras e mortes e vidas demais.

Essa angústia que rodopia no esquecimento é amor também?
É pra doer ainda?
E esse espasmo danado de não saber se choro ou se ajoelho...

Meu Deus, por favor, ensina-me a viver!

5 comentários:

Magna Santos disse...

Meu Deus, Silvinha, que palavras tão cheias de saudade e de algo que não sei do nome, mas que me toca tanto tanto, que as palavras ganham asas, se vão...fico eu a ver a noite daqui da janela. Ela, sem dúvida é escura, mas é bela também. Por isso, pisco os olhos e me vejo um pouco mais. É então que vejo muitos e me conformo, pois só sei viver aprendendo, esquecendo e aprendendo de novo.
Assim, é melhor ajoelhar-se mesmo e chorar...para depois sorrir.
Que Deus te abençoe e te mostre sempre o quanto tens aprendido para poderes partilhar coisas tão lindas e simplicidades tão essenciais(aliás, quando é que a simplicidade não é?).
Uma Páscoa de muita luz para você, Sama e toda família! Que Jesus não fique esquecido na cruz, mas ressuscite com todas as lições que Ele foi capaz de dar. Este Homem que amo tanto e tão distante ainda estou dos seus ensinamentos...o Revolucionário do Amor.
Beijo.
Magna

Anônimo disse...

prima preta
vc traduziu.
bjs pra tu.

Anônimo disse...

Pretina todo dia aprendemos a viver o dia que estamos vivendo. Com a sua beleza de alma pura para escrever coisas tão lindas você nos ensina a viver. Foi o don que Deus te deu para aprenderes a viver o que de mais lindo temos na vida. Poesias, poemas, amigos familia e VIDA estamos todos com você.

Beijo.

Mama disse...

filha,como sempre voce tocando fundo no coração. Ler voce é como ver sua alma. Sua busca pela vida e através das coisas e pessoas(principalmente) mais simples. Que o Deus te abençoe muito.
Te amo. Beijo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.